A informação é tudo na administração de uma organização. Mas para uma boa informação e necessário existir um conjunto de características para que esse fundamental instrumento de trabalho realmente atenda as necessidades dos gestores, como agilidade e confiabilidade. Entender como os Sistemas de Informação funcional são fundamentais para uma empresa colocar em prática aquilo que realmente precisa de um sistema.
Um Sistema de Informação poder ser usado então para prover informação, qualquer que seja o uso feito dessa informação, são processos administrativos que envolvem processos menores que interagem entre si. O sistema é dividido em subsistemas que podem ser: produção/serviço, venda, distribuição, materiais, financeiro, recursos humanos e outros, dependendo do tipo de empresa. O departamento de informática da empresa cruza esses subsistemas, o que leva a uma abordagem sistemática integrativa, envolvendo questões de planejamento estratégico da empresa.
Um Sistema de Informação, várias partes trabalham juntas visando um objetivo comum. Esse objetivo é o fluxo mais confiável e menos burocrático das informações. As principais vantagens são: acesso rápido a informações; integridade e veracidade da informação; garantia de segurança de acesso a informação. Acesso à informação de boa qualidade são essenciais para uma boa tomada de decisão.
Já um Sistema de Informação empresarial, há diversos aspectos que devem ser observados como, por exemplo: a criação da informação (coleta); a comunicação da informação (transmissão); tratamento da informação (interpretação); memorização da informação (arquivamento). É muito importante que a empresa controle política e logisticamente sua informação. Politicamente para definir que informações serão utilizadas e logisticamente para definir como obter as informações. A informação não se limita ao que é produzida na empresa. A informação deve ser analisada por diversos ângulos, como informação para o trabalho e relacionais; informação interna e externa; informação qualitativa e quantitativa; informação formal e informal e informação altamente especializada. Informação certa e disponível no tempo correto é determinante para que os administradores tomem decisões mais acertadas.
Um sistema de informação é formado por três componentes:
• as pessoas que participam da informação da empresa;
• as estruturas da organização (circuitos de informação, documentos) e;
• as tecnologias de informação e de comunicação.
Isso tudo leva a um grande volumes de dados e informações que gera uma complexidade de processamento. As principais vantagens são:
• suporte à tomada de decisão;
• valor agregado ao produto;
• aumento da qualidade do produto;
• oportunidade de negócios;
• carga de trabalho manual reduzida e principalmente o controle das operações.
Os sistemas de informação são peças fundamentais para as empresa. Não apenas na elaboração de relatórios, mas de todos os departamentos e atividades da empresa. Tudo o que acontece, são registrados por um sistema, que pode ser acesso pelos funcionários. Mais uma vez deve ser considerada a importância do administrador nesse processo, que é vital para a corporação.
Os Sistemas de Informações atuais devem atender a todas as necessidades de uma empresa, desde áreas como recursos humanos até ao chão de fábrica. Os gestores das empresas só tomaram uma decisão, apoiados em relatórios bem elaborados em com uma informação precisa. É de fundamental importância os funcionários estarem integrados ao ambiente e políticas de trabalho da empresa para que o Sistema de Informação seja planejado e implantado na organização.
segunda-feira, 31 de agosto de 2009
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Oi Carlos, poxa achei interessante sua postagem. Vou aderir aos meus conhecimentos.
ResponderExcluirMuito bacana.
Ótimo trabalho Carlos!
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