sexta-feira, 2 de outubro de 2009

BANCO DE DADOS



Para o significado de banco de dados, podemos dizer que é “qualquer conjunto de informações genericamente aplicado para registros de informações computadorizadas que vai desde uma simples lista de compras até um complexo informe sobre o Cliente”, são conjuntos de registros dispostos em estrutura regular que possibilita a reorganização dos mesmos e produção de informação. Um banco de dados normalmente agrupa registros utilizáveis para um mesmo fim.

Um banco de dados é usualmente mantido e acessado por meio de um software conhecido como Sistema Gerenciador de Banco de Dados (SGBD). Normalmente um SGBD adota um modelo de dados, de forma pura, reduzida ou estendida. Muitas vezes o termo banco de dados é usado como sinônimo de SGDB.

O modelo de dados mais adotado hoje em dia é o modelo relacional, onde as estruturas têm a forma de tabelas, compostas por linhas e colunas.
Os Clientes são diferentes para a empresa tanto em seu valor como em suas necessidades e uma das mais eficazes maneiras de atender com qualidade o Cliente é com o uso adequado de um banco de dados. Graças ao computador, nomes, endereços e seus hábitos e preferências de compras podem ser armazenados, pesquisados e trabalhados de forma a oferecer valiosos dados a respeito dos Clientes atuais e em potencial.

O aumento da competição em todos os setores, e o Executivo sente diariamente esta pressão, a popularização da Internet e as novas necessidades devem dirigir os esforços da empresa para um estreito relacionamento com os Clientes. Para que isso se realize é necessário oferecer um relacionamento personalizado o que só será possível com o uso da tecnologia da informação que proporciona uma busca inteligente das informações úteis a respeito de seus Clientes que virão a se transformar em sua vantagem competitiva.

Principais benefícios que o banco de dados oferece para a Empresa

• Identifica e gerencia a carteira de Clientes (finais e intermediários);
• Permite pontuar o relacionamento do Cliente com a empresa;
• Proporciona criar um modelo de afinidade;
• Permite conhecer melhor os ex-Clientes e os motivos para tal;
• Facilita a criação de indicadores para avaliar a satisfação dos Clientes;
• Permite a individualização de mensagens.

Nenhum comentário:

Postar um comentário